quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vale a Pena Ver de Novo


(Post originalmente publicado no blog Chocolates e Devaneios, em 14/03/2011)


     Amo assistir filmes, ainda mais se forem bem água-com-açúcar. Não sou muito fã de filmes que tenham finais tristes ou daqueles que tem alguns personagens que só servem para fazer a gente passar raiva. 

     Mas no fim das contas posso dizer que sou bem seletiva (para não dizer chata) na hora de escolher um filme. Para me convencer a ver o filme de novo, então, tem que ser muito bom. Por isso, deixo aqui a minha listinha dos filmes que eu assisto duas, três, quatro vezes sem reclamar: 

1. Simplesmente Amor (Love Actually - Inglaterra, 2003).
Imagem: Quase Cinéfilos.


     As razões para eu considerar esse meu filme preferido de todos os tempos são muitas: é um filme inglês, tem Hugh Grant no papel de Primeiro Ministro demonstrando orgulho por Harry Potter ser inglês, tem Colin Firth falando português, tem Rodrigo Santoro me deixando orgulhosa de ser brasileira,  e tem o Sam, o menino mais gracinha do mundo aprendendo a tocar bateria para impressionar o seu primeiro amor. Para completar o pacote, é um filme de Natal. Amo muito e se tá passando na tv, eu assisto. 

2. Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice - França/Inglaterra, 2005)
Imagem retirada daqui.
     Orgulho e Preconceito, como todo mundo já deve saber, é um livro da escritora inglesa Jane Austen. Considerado um clássico, já foi adaptado para cinema e até virou uma série de tv da emissora britânica BBC, onde o enigmático Mr. Darcy foi interpretado por Colin Firth (sim, eu sei, já dá para começar a ver um padrão por aqui, certo?). Infelizmente, para a gente aqui no Brasil é difícil encontrar a série.

     Já essa versão específica para o cinema, filmada em 2005, rendeu à Keira Knightley uma nomeação ao Oscar de Melhor Atriz. Eu adoro o filme, acho que a trilha sonora e as paisagens dão um clima todo especial ao romance. Ajuda o fato de que eu amo filmes históricos. A

     Aliás, uma curiosidade: a versão dos Estados Unidos do filme traz uma cena a mais no final do filme (só não vou contar aqui porque vai que eu estrago a surpresa de alguém).  A cena não foi bem aceita na Inglaterra e acabou sendo cortada nos demais países. Quem tiver curiosidade, dá para assistir nos extras do DVD. Mas eu acho totalmente dispensável.

3. O Auto da Compadecida (Brasil, 2000). 
Imagem retirada do blog O Cara da Locadora.
     Um filme nacional para fechar com chave de ouro os filmes que eu vejo e revejo sem reclamar: O Auto da Compadecida é um filme bom para dar boas risadas e não sentir que quem fez o filme acha que você tem cara de idiota. É muito bom poder assistir a um filme reconhecendo a cultura e as crendices. 

     E vocês, quais são os filmes que vale a pena ver de novo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário